Atenção

Todos os materiais contido nesse Site esta hospedado na internet. apenas usamos links. Baixe o cd se Você gostou, apague e compre um original.

Programa Jovem – Somos Amigos da Esperança

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011



Quantcast



Esté é o Primeiro programa enviado em resposta ao “concurso” da Central de Diretores JA, que incentiva a criação de Programas Relacionados ao Tema Jovem 2011. o  autor recebeu em sua casa uma das Camisetas “Geração Esperança”
Ao  Republicar favor citar a Central de Diretores JA como Fonte
Programa feito por: Joel Júnior (IASD Ribeira do Pombal- BA)

- Serviço de Cântico: Pode ser feito por um rapaz e uma moça, se utilizando de músicas Jovens que falem de esperança. (Ex.: Esperança É Tempo de Ver a Jesus (Cd J.A 2000), A Minha Esperança (Cd J.A 2003), Fonte de Esperança (Cd J.A 2005).

- Jogral de Abertura: O jogral servirá como abertura e boas vindas aos irmãos. Deve ser apresentado por 4 vozes, é aconselhável que seja lido em ritmo de poesia.
Todos: Somos Amigos da Esperança!
1- Para você que vive a chorar,
2- Para você que vive a sofrer.
3- Para você que anda tão triste
4- Escuta o que vou lhe dizer:
1 e 2- Se tudo parece perdido, e a esperança parece acabar.
3 e 4- Se sua vida não tem mais sentido, e vives a desanimar
1 e 2- Eu conheço uma solução, que vai tua vida mudar
3 e 4- Jesus Cristo é a salvação, NEle podes confiar.
1- E a você que hoje veio,
2- E está a nos escutar.
3- Seja muito bem-vindo
4- Esse é nosso J.A
1 e 2- Enfim podemos dizer:
3 e 4- Jesus Cristo é nossa Herança.
1 e 2- Num mundo de tantas guerras
3 e 4- Ainda temos confiança.
1 e 2- Mesmo em meio a sofrimentos,
3 e 4- Cristo nos dá segurança.
1 e 2- Por isso então, exclamemos:
Todos: Somos Amigos da Esperança!

- Hino Inicial: Amigos da Esperança (Tema do Cd J.A 2011).
- Oração Inicial – Fica à critério de escolha.
- Reflexão: A esperança é o que nos anima. A vida não faz sentido sem ter um motivo, algo pelo qual lutar, por isso que dizem por aí que a “esperança é a última que morre”. Pois bem, ouçamos com atenção o que essa linda história tem a nos ensinar.
Em Edimburgo, uma cidade da Escócia, todo mundo conhece Bobby, que não é um rapaz, mas um cachorro terrier cuja história é muito interessante. Seu monumento, feito em bronze, fica sobre uma fonte, e os turistas gostam de visitá-lo.
Muitos anos atrás Bobby e seu dono, um frade franciscano, eram vistos diariamente na praça do mercado perto da igreja dos franciscanos, em Edimburgo. Todos os dias, quando o enorme canhão do castelo detonava ao meio-dia, Bobby e seu dono atravessavam a praça e iam almoçar num restaurante. Bobby recebia um bolo de passas e um osso. Um dia, porém, o dono de Bobby morreu e foi enterrado no cemitério da igreja dos franciscanos.
Três dias depois do enterro, quando o grande canhão anunciou o meio-dia, Bobby apareceu no restaurante. Era a figura da fome e do sofrimento. O compassivo dono do restaurante reconheceu o cãozinho e deu-lhe seu costumeiro bolo de passas. No dia seguinte Bobby voltou. O homem então, curioso, resolveu segui-lo. Aonde você acha que o cãozinho foi? Sim, ele foi direto à sepultura de seu dono, e ali comeu o bolo e deitou-se para continuar vigiando.
A família do dono de Bobby levou-o para casa e cuidou dele, mas ele não permaneceu em casa. Três vezes escapou para continuar sua vigília junto à sepultura. No portão do cemitério havia uma tabuleta: “PROIBIDA A ENTRADA DE CÃES.” Mas o zelador do cemitério era tão bondoso que não teve coragem de impedir a entrada de Bobby. E lá ele ficava, dia e noite, buscando refúgio embaixo de alguma pedra quando desabava uma tempestade. Como ninguém conseguia que ele fosse embora, fizeram uma casinha para ele, e todos os dias Bobby ia ao restaurante apanhar seu bolo de passas.
Desse modo Bobby voltou ao posto de vigia ao lado da sepultura de seu dono, onde permaneceu até morrer. Ele foi enterrado no cemitério da igreja, e seus amigos ergueram uma coluna em sua memória e também em memória de seu dono. Sobre a pequenina fonte na esquina da rua, perto do cemitério, onde a figura de Bobby em bronze ainda continua vigiando, pode-se ler o seguinte: “Um tributo à afetuosa fidelidade do cão de um frade franciscano. Em 1858 este fiel cão acompanhou os restos mortais de seu dono ao cemitério da igreja dos frades franciscanos e permaneceu ali perto até sua morte em 1872”. Por quanto tempo? De 1858 a 1872- catorze anos; catorze anos, dia e noite!
Que fidelidade! Por catorze anos Bobby permaneceu fiel, esperando o dia em que voltaria a rever seu dono, e só desistiu quando morreu. Muitas vezes pensamos em desistir da esperança da volta de Jesus, por algo mínimo. Deixamos nossa fidelidade a Ele por coisas banais. Que exemplo! Sejamos fiéis sempre, e por mais que a esperança pareça perdida, continuemos esperando o tempo que for preciso, até o dia em que veremos nosso Salvador vindo nas nuvens nos buscar. Como diz o hino, Esperança É Tempo de Ver a Jesus.

- Música Especial: Pode ser solo, dueto, trio, quarteto, grupo ou coral. É aconselhável que a música combine com o tema.
Sugestões de músicas: A Esperança é Jesus (Alessandra Samadello), A Esperança da Vida é Jesus (Grupo Novo Tom).
- Concurso Bíblico: Essa é a parte mais animada do programa, as perguntas foram baseadas em personagens da bíblia, que nunca perderam a esperança naquilo que criam. Devem ser escolhidos 10 participantes; cada um receberá um papel com as perguntas. Num prazo de 5 minutos todos deverão trazer respondidas as questões, e aquele que mais acertar será o campeão do concurso bíblico.
Perguntas:
1- Era o filho mais amado de seu pai. Devido à inveja dos irmãos, foi jogado num poço, vendido como escravo para o Egito. Porém seu pai nunca perdeu as esperanças de reencontrá-lo. Quem foi esse pai?  (Resposta: Jacó. Gênesis 37: 34 a 36)
2- Depois de pegar parte de sua herança, e abandonar o pai, foi para a cidade em busca de diversão; porém seu pai nunca perdeu a esperança de reencontrá-lo. Até o dia em que essa esperança se concretizou. Quem foi esse filho? (Resposta: O Filho Pródigo. Lucas 15:11-32).
3- Ela não tinha esperança. Estava para ser apedrejada, acusada de adultério, porém Jesus devolveu a ela a esperança de uma nova vida. Quem era essa mulher? (Resposta: Maria Madalena. João 8:1-11).
4- Ele era um homem bom, fiel e temente a Deus, porém de uma hora para outra perdeu tudo. Ele, porém, mantinha viva a esperança de encontrar o Messias. Como todo esse sofrimento ele exclamou: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e que, por fim, se levantará sobre a terra”. Quem foi esse homem? (Resposta: Jó. Jó 19:25).
5- Ele nasceu e foi consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe, para servir de esperança ao povo de Israel. Foi juiz por 20 anos, e trouxe de volta esperança para o os israelitas. Quem foi ele? (Resposta: Sansão. Juízes 13:15).
6- Ele era muito velho e sua esposa também, porém aguardavam com esperança a promessa de Deus, de que teriam um filho. Quem foram eles? (Resposta: Abraão e Sara. Gênesis 21: 1 a 3).
7- Aguardaram com esperança durante mais de quatrocentos anos, pelo livramento e libertação do Egito. Quem foram eles? (Resposta: Povo de Israel. Êxodo 12:40).
8- Ela sofria de uma hemorragia por mais de 12 anos. Nenhum médico conseguiu curá-la, porém ela tinha uma única esperança. Quem era a esperança de cura dessa mulher? (Resposta: Jesus. Lucas 8:43 a 48).
9- Que homem tinha a esperança de ver a Jesus, porém era baixinho e precisou subir em uma árvore? (Resposta: Zaqueu. Lucas 19:1 a 4).
10- Ela era estéril e perdeu as esperanças de ter um filho. Deus, porém, ouviu suas orações e lhe concedeu o que pediu. Como gratidão, entregou seu filho para servir a Deus durante toda a sua vida. Quem era essa mulher? (Resposta: Ana. I Samuel 1: 20 a 22).
11- Ela havia se tornado rainha, e era a única esperança de salvação para os israelitas. Seu nome era ……………………..? (Resposta: Ester. Ester 2: 8 e 9).
12- Dentre os 12 espias, eles era os únicos corajosos e que conservavam a esperança de entrarem na terra da Canaã. Quem eram esses? (Resposta: Josué e Calebe. Números 32:12).
- Jogral: Devem ser escolhidos 9 pessoas. Cada um deverá ter uma letra em tamanho razoável, respectivamente: E, S, P, E, R, A, N, Ç, A.
As letras deverão estar viradas para a congregação, e cada um vai ler o seguinte:
E- Estando ao lado de Cristo,
S- Servindo com amor às pessoas
P- Perdoando sempre,
E- Espalhando o evangelho à todos
R- Reanimando os desanimados
A- Ajudando a quem precisa,
N- Nunca parar de falar de Cristo,
C- Concerteza assim seremos:
A- Amigos da Esperança.
- Momento de Oração: A congregação deverá ser dividida em grupos de 5 ou 6 pessoas. Em pequenos grupos eles deverão agradecer a Deus pelas bênçãos, e em seguida 1 representante fará uma oração de agradecimento e pedir a Deus por todos aqueles que vivem sem esperança de uma nova vida. Ex.: Doentes, Presidiários, traficantes.
(Esse momento deve durar no máximo 7 minutos).
- Música Especial: Aconselhável que seja alguma música relacionada com o tema “Esperança”.
- Corrida bíblica: Devem ser escolhidos quatro participantes com bíblia nas mãos. O mediador do concurso irá falar uma passagem da bíblia, e quem deles achar primeiro marca 1 ponto. No final quem tiver mais pontos ganha o concurso. Se tiver empate, o mediador do concurso pode falar mais uma passagem para servir como desempate.
Como nosso tema é de Esperança, sugiro essas passagens abaixo, que também estão relacionadas à esperança.
1- Jó 4:6
2- Salmo 71:5
3- Atos 26:6
4- Jeremias 17:7
5- Felipenses 1:20
6- 1 Coríntios 13:13
7- Lamentações 3:26
8- 1 João 3:3
9- Hebreus 10:23
10- Provérbios 10:28
11- Romanos 5:2
12- Jó 17:15
13- Salmo 39:7
14- 1 Pedro 1:3
15- Salmo 62:5
- Esperança nos dias atuais: Deverá ser escolhido um rapaz e uma moça. Eles deverão ter boa oratória, pois vão expor á igreja a história de 2 grandes servos de Deus que espalharam esperança ao mundo.  É importante que primeiro seja a moça, que deverá contar a história de Fanny Jane Crosby, e em seguido o rapaz irá fechar o momento, contando a história de Wayne Hooper. Segue respectivamente, a biografia de cada um, que deverá ser contada.
Introdução (Pode ser feito por um irmão): É interessante notarmos que ainda em nossos dias existem pessoas que primam por levar a esperança da volta de Cristo à todos. Muitos passaram sua vida inteira falando e pregando sobre a volta de Jesus, nós precisamos fazer o mesmo. Vamos conhecer a história de dois servos de Deus, que espalharam esperança ao mundo.

Fanny Jane Crosby (Moça)- Ela nasceu no condado de Putnam, Estado de Nova Iorque, em 24 de março de 1820. Seus pais, fazendeiros pobres, eram puritanos dedicados. Por causa de um tratamento errado nos seus olhos, Fanny ficou praticamente cega com seis semanas de idade. Em novembro daquele ano seu pai, John Crosby, morreu. Por necessidade, sua mãe Mercy foi trabalhar numa fazenda vizinha, deixando Fanny aos bons cuidados da sua avó, Eunice. Para outra pessoa, ser cega poderia ser o fim, mas não para Fanny. Sua avó decidiu ser seus “olhos”. Dedicando-se de corpo e alma ao bem da sua neta, ensinou-a muitas coisas que fariam dela uma menina independente e alegre. Com apenas 8 anos de idade ela escreveu:
Oh, que menina contente sou eu,
Apesar de não poder ver,
Pois decidida estou que
Neste mundo alegre serei!
Quantas bênçãos recebo eu

Então pode chorar e soluçar porque sou cega
Porque isso não farei!


Fanny nunca deixou de sonhar com a bendita esperança da volta de Jesus, e no dia em que ela voltaria a enxergar. Escreveu aproximadamente 6.000 hinos. Alguns se tornaram clássicos da música cristã como “Rude Cruz”, “Bendita Segurança” e “ Salvo em Jesus”.
Fanny Jane Crosby morreu em 1915, aos 95 anos de idade, esperançosa naquilo em que cria. A pedra da sua sepultura é simples. Como pedira; tinha simplesmente as palavras (Tia Fanny – Ela fez o que pôde). Em 1955, um grande monumento foi erigido sobre o seu túmulo homenageando esta serva de Deus e incluindo a primeira estrofe de Que segurança! Sou de Jesus!
Vamos conhecer agora mais um servo de Deus, que levou a bendita esperança da salvação ao mundo.

Wayne Hooper (Rapaz)- O mais qualificado arranjador de quartetos do século XX – O homem que compôs o cântico-sinônimo da crença da Igreja Adventista do Sétimo Dia na segunda vinda de Cristo. Hooper trabalhou com a Voz da Profecia, por cerca de 65 anos. Ele uniu-se ao The King Herald’s (Quarteto Arautos do Rei Norte-Americano), em 1943, cantando barítono por quatro anos até mudar-se para Nebraska a fim de completar sua faculdade de música. Ele reassumiu o seu lugar no quarteto de 1949 a 1962, então prosseguiu servindo à Voz da Profecia como diretor de música, produtor das transmissões de rádio dos programas dominicais e diretor de serviços de patrimônio. Ele recebeu o grau de Mestrado em música em 1957.
Após aposentar-se oficialmente em 1980, Hooper coordenou a produção do atual Hinário Adventista do Sétimo Dia e um volume acompanhando com a história de 695 seleções e compositores.
O cântico “Oh, Que Esperança”! (Hinário Adventista nº 469) era a sua composição musical mais conhecida e foi criado como hino temático para a Assembléia da Associação Geral em São Francisco, no ano de 1962. O cântico foi usado novamente como hino temático das sessões da Associação Geral de 1966, 1975, 1995 e 2000.
Por demanda popular, o cântico foi incorporado em hinários adventistas e traduzido para dezenas de línguas. Hooper, que escreveu tanto as palavras quanto a melodia, disse mais tarde a respeito de sua experiência: “Esta é a vez única em minha vida em que sinto muita certeza de que ‘recebi’ idéias musicais do Senhor”.
Wayne Hooper morreu em 28 de fevereiro de 2007 em sua casa em Thousand Oaks, Califórnia, EUA. Ele tinha 86 anos.
Sem dúvida Wayne tinha a grande esperança de encontrar o Mestre. Seu hino Oh! Que Esperança é o hino-marco da Igreja Adventista, e é cantado por muitos no mundo inteiro.
Nesse momento convido a Igreja para juntos finalizarmos o Programa Jovem de hoje cantando o hino marco de nossa igreja. Oh! Que Esperança, nº 469.
- Hino Final: Oh! Que Esperança, nº 469.

- Oração Final: Fica a critério de escolha.

 
© NOV de 2009/2011 | Advim Gospel | Por Nando produções e webdesigner